Postado em 23 de Setembro de 2019 às 17h03

Funarte divulga agenda de ações dos Painéis, das Pré-Bienais de Bandas de Música e do II Simpósio Funarte-UFRJ de Bandas

Atividades serão realizadas entre os meses de setembro e novembro, nos estados do Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e A

Orquestra Nova Mutum - MT Atividades serão realizadas entre os meses de setembro e novembro, nos estados do Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e A A Fundação Nacional de Artes – Funarte,...

A Fundação Nacional de Artes – Funarte, por meio do seu Centro da Música, divulga o cronograma de atividades dos Painéis, Pré-Bienais de Bandas de Música e do II Simpósio Funarte-UFRJ de Bandas, em 2019, entre os meses de setembro e novembro. A primeira cidade a receber a ação será Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, dia 5 de setembro, com a realização da primeira Pré-Bienal. Depois vem Jaguaribe, no Ceará, dando início aos Painéis, de 27 a 29 de setembro. O Rio de Janeiro vai sediar o II Simpósio Funarte-UFRJ de Bandas, de 18 a 21 de novembro. Todas as atividades são gratuitas. As inscrições são presenciais ou on-line.

No programa de ensino dos Painéis Funarte de Bandas de Música, os participantes vão receber aulas de instrumentos, prática de conjunto, arranjos musicais, regência, manutenção básica e reparo de instrumentos de sopro. Já nas Pré-Bienais Funarte de Bandas de Música são realizados encontros regionais com a participação de regentes, compositores, arranjadores e apoiadores do movimento. O objetivo do programa é tornar a banda de música um importante fator de transformação social e cultural.

Os Painéis Funarte de Bandas de Música são cursos intensivos de capacitação para regentes e instrumentistas de sopro e de percussão, provenientes das tradicionais bandas de música. A proposta dos Painéis é atuar no desenvolvimento e aprimoramento das atividades de educação musical e artísticas de uma banda.

As cidades que vão receber a programação do projeto são: Jaguaribe, no Ceará (CE), em setembro; São Luís, no Maranhão (MA) e Nova Mutum, em Mato Grosso (MT), em outubro; e Rio de Janeiro (RJ), em novembro. As atividades ministradas no Rio de Janeiro acontecem dentro do II Simpósio Funarte-UFRJ de Bandas, que será realizado de 18 a 21 de novembro, na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

As Pré-Bienais têm o objetivo de estimular o fortalecimento de uma rede de comunicação entre as diversas ações que estão sendo realizadas pelo Brasil afora em prol das bandas de música. O intuito do programa é estimular a troca de experiências das iniciativas de sucesso, objetivando o compartilhamento de conhecimento das diferentes realidades das regiões do país.

A programação seguirá esse cronograma: Porto Alegre (RS), dia 5, e Jaguaribe (CE), 26 de setembro; São Luís (MA), dia 3, e Nova Mutum (MT), 10 de outubro; Mogi das Cruzes (SP), dia 8, Rio de Janeiro, dia 20, e Manaus (AM), dias 29 e 30 de novembro.

Sobre as inscrições

As inscrições para os Painéis Funarte de Bandas de Música podem ser realizadas através do link (acesse aqui a ficha de inscrição)

Os formulários devem ser encaminhados pelos Correios ou via e-mail para os responsáveis pelas inscrições, em cada local estabelecido para a realização dos cursos. Em alguns casos, as inscrições podem ser feitas através do link disponibilizado por cada polo. Já as inscrições para participar das Pré-Bienais Funarte de Bandas de Música e do Simpósio Funarte-UFRJ de Bandas vão ocorrer somente em formato on-line.

Veja a relação dos locais, datas, e cursos (com a quantidade de vagas) oferecidos pelos Painéis Funarte de Bandas de Música 2019:

Jaguaribe (CE), de 27 a 29 de setembro

Cursos oferecidos: Instrumentação/Arranjos Musicais (30 vagas); Bombardino/Tuba (30); Clarineta (30); Saxofone (30); Trompete (30); Trombone (30), Regência (45) e Percussão (30)

Local de Inscrição:
Secretaria Municipal de Educação e Cultura – Jaguaribe/CE
Endereço: Avenida 8 de Novembro, 767 – Centro, Jaguaribe – Ceará (CE)
Responsável pelas inscrições: Jaqueline Leite
Inscrições on-line: https://mapacultural.secult.ce.gov.br/oportunidade/1475/
Tel.: (88) 3522-1373



São Luís (MA), de 4 a 6 de outubro

Cursos oferecidos: Instrumentação/Arranjos Musicais (30 vagas); Bombardino/Tuba (30); Clarineta (30); Saxofone (30); Trompete (30); Trombone (30), Regência (45) e Percussão (30)

Local de Inscrição:
Escola de Música do Estado do Maranhão – Lilah Lisboa de Araújo
Rua da Estrela, 363, Praia Grande, Centro – São Luís, Maranhão (MA)
Responsável pelas inscrições: Prof. Jairo Moraes
Inscrições on-line: http://www.cultura.ma.gov.br/emem/
Tel.: (98) 98193-5981



Nova Mutum (MT), de 11 a 13 de outubro

Cursos oferecidos: Instrumentação/Arranjos Musicais (30 vagas); Bombardino/Tuba (30); Clarineta (30); Saxofone (30); Trompete (30); Trombone (30), Regência (45) e Percussão (30)

Local de Inscrição:
Escola de Música de Nova Mutum
Av. Mutum, 712N – Centro, Nova Mutum, Mato Grosso (MT)
Responsável pelas inscrições: Raquel Karoline Ferreira
e-mail para inscrição: comunicação@orquestranovamutum.org.br
Tel.: (65) 3308-3667 / (65) 99801-9004



Rio de Janeiro (RJ), de 18 a 20 de novembro

Cursos oferecidos: Reparo e Manutenção de Instrumentos de Sopro (20 vagas); Repertório tradicional das bandas (30); Saxofone (30); Regência (45); Percussão (30), e mais cinco (5) workshops a serem anunciados em breve.

Local de Inscrição:
Escola de Música da UFRJ
Endereço: Rua do Passeio, 98, Lapa, Cinelândia – Rio de Janeiro (RJ)
Responsável pelas inscrições: Setor artístico da Escola de Música da UFRJ
Inscrições on-line: www.simposiobandasufrj.com
Tel.: (21) 2240-1441


Confira os locais e as datas das Pré-Bienais Funarte de Bandas de Música:


Porto Alegre (RS) – 5 de setembro
Jaguaribe (CE) – 26 de setembro
São Luis (MA) – 3 de outubro
Nova Mutum (MT) – 10 de outubro
Mogi das Cruzes (SP) – 8 de novembro
Rio de Janeiro (RJ)- 20 de novembro
Manaus (MA) – 29 e 30 de novembro

Inscrição:
Responsável pelas inscrições: Prof. Marcelo Jardim
Inscrições on-line: www.simposiobandasufrj.com
Dúvidas e informações: festivais@musica.ufrj.br



II Simpósio Funarte – UFRJ de Bandas de Música, de 18 a 21 de novembro

Inscrição:
Escola de Música da UFRJ
Inscrições on-line: www.simposiobandasufrj.com
Dúvidas e informações: festivais@musica.ufrj.br


Saiba mais sobre os Painéis Funarte de Bandas de Música, as Pré-Bienais Funarte de Bandas de Música e o II Simpósio Funarte – UFRJ de Bandas de Música, aqui

Realização: Fundação Nacional de Artes, Centro da Música, Coordenação de Bandas de Música. Instituição vinculada ao Ministério da Cidadania.
Apoio:
Prefeitura de Jaguaribe (CE)
Escola de Música do Estado do Maranhão – Lilah Lisboa de Araújo (MA)
Associação Cultural e Social de Nova Mutum – Orquestra Jovem (MT)
Secretaria Municipal de Educação e Cultural – Nova Mutum (MT)
Escola de Música da UFRJ/PROMUS – Mestrado Profissional em Música da UFRJ (RJ)
Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (RS)
Associação Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes (SP)
Universidade do Estado do Amazonas / Escola Superior de Artes e Turismo (AM)

Veja também

Empresário Otaviano Pivetta visita Escola de Música 22/09/17 Em uma visita rápida informal, o empresário Otaviano Pivetta, conheceu a estrutura física e um pouco do trabalho desenvolvido pela Escola de Música – Orquestra Jovem de Nova Mutum (OJNM). O empresário chegou na escola acompanhado pelo presidente da Associação Cultural e Social de Nova Mutum, sr. Luiz Divino da Silva e foi recepcionado pelo maestro, Edmar......
Recital da ‘família das cordas’ reúne pais e colaboradores24/11/14 A Orquestra Sinfônica Jovem de Nova Mutum (OSJNM) realizou na noite do dia 19 de novembro mais um recital voltado aos pais de alunos e colaboradores da Instituição. Desta vez o recital foi da ‘família das cordas’......
Aluno da Orquestra Sinfônica de Nova Mutum é aprovado em Música na UFMT05/03/15 Há dois anos na Orquestra Sinfônica Jovem de Nova Mutum, José Vinicius Macedo Treib, 19 anos, foi aprovado no curso de Licenciatura em Música, na UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), em Cuiabá. José teve......

Voltar para Blog