Postado em 28 de Janeiro às

“Mozart à brasileira” para turistas alemães

  • Orquestra Nova Mutum - MT -
  • Orquestra Nova Mutum - MT -
  • Orquestra Nova Mutum - MT -
  • Orquestra Nova Mutum - MT -

(20/02/13) Inserida no roteiro do turismo tecnológico de Nova Mutum, a Orquestra Sinfônica Jovem de Nova Mutum (OSJNM) recebeu na noite de ontem (20) um grupo de agricultores da Alemanha, terra da considerada melhor orquestra do mundo, a Filarmônica de Berlim. Os visitantes europeus prestigiaram uma apresentação da OSJNM, que na ocasião fazia seu segundo ensaio geral do ano com as 40 crianças e jovens titulares da orquestra.

Durante todo o dia de ontem, o grupo de 33 agricultores percorreu o município para conhecer atividades rurais, especialmente produção de grãos. Os visitantes ficaram impressionados com os números expressivos da nossa agricultura.

À noite, a surpresa ficou por conta da cultura local. Obras da música brasileira apresentaram um pouco da nossa terra aos alemães, e uma obra de Mozart (compositor austríaco), executada pelo Quinteto Sinfônico da OSJNM, fez os visitantes se sentirem em casa por um momento, já que a Àustria e a Alemanha são países vizinhos de cultura semelhante, por vezes unificados nas guerras do período prussiano. “A música é universal. Une as pessoas”, disse emocionado um dos visitantes. “Esperamos ver vocês em breve na televisão em todo o mundo”, comentou outro turista.

Recepcionados pelo presidente da Associação Cultural e Social de Nova Mutum, Luiz Divino da Silva, e pelo coordenador geral da OSJNM, maestro Edmar Nascimento, os turistas foram informados sobre todo o trabalho da instituição e suas características sociais. Sensibilizados, alguns chegaram a “por a mão no bolso”, literalmente, para doar dinheiro à Associação. No encerramento da visita, as notas de Euro – trocadas pela guia de turismo por Real – somaram aproximadamente R$ 600, destinados ao caixa da instituição. A Associação é mantida por doações e convênios com empresas e poder público.

Realizado pelo Sebrae e Prefeitura Municipal, o Programa de Turismo Tecnológico consiste na visitação de fazendas e empresas do agronegócio com alta tecnologia de produção. Ainda em fase inicial, o programa se prepara para o ápice na Copa de 2014.

________________________________________
Assessoria de Imprensa - OSJNM
Agência Folk – Comunicação Integrada
Tiago Franz – Jornalista 3621SC

Veja também

Escola de Música recebe com pesar notícia do falecimento do empresário Sérgio de Jesus03/09/18 A Escola de Música Orquestra Jovem de Nova Mutum (OJNM) recebeu com muita tristeza, a notícia do falecimento do empresário de Colíder, Sergio de Jesus da Silva, proprietário da Faculdade Facider. Segundo um site de notícias da região, ele foi encontrado morto em sua residência, em Colíder, esta manhã (3). A suspeita é de um infarto......

Voltar para Blog