Postado em 22 de Maio às

OSJNM participa do desfile de 7 de Setembro

  • Orquestra Nova Mutum - MT -
  • Orquestra Nova Mutum - MT -
  • Orquestra Nova Mutum - MT -
  • Orquestra Nova Mutum - MT -
  • Orquestra Nova Mutum - MT -
  • Orquestra Nova Mutum - MT -

(12/09/2013) O desfile cívico realizado em Nova Mutum pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura para marcar as comemorações dos 191 anos da Independência do Brasil contou com um bloco formado por alunos e colaboradores da Orquestra Sinfônica Jovem de Nova Mutum (OSJNM). Durante a passagem da Orquestra pelo palanque oficial, o cerimonial leu um breve histórico da instituição e um texto sobre música e arte, área que foi representada no evento pela escola de música.

Também participaram do desfile blocos de todas as escolas e diversos órgãos e instituições de Nova Mutum.

Confira abaixo o texto lido pelo cerimonial:

OSJNM

A Orquestra Sinfônica Jovem de Nova Mutum foi formada em 2009 a partir de um projeto modelo no estado de Mato Grosso no que diz respeito à utilização da música como ferramenta de inserção e desenvolvimento social. Em parceria com o Instituto Ciranda – Música e Cidadania, sediado em Cuiabá, a OSJNM atende em seu núcleo de estudos cerca de 300 alunos. A instituição oferece o ensino de diversas classes de instrumentos musicais, além de canto e teoria musical.

A metodologia de trabalho permite que os alunos desenvolvam seus potenciais artísticos com plenitude, adquiram as habilidades necessárias para a prática da musica orquestral e vasta bagagem cultural através de repertórios eruditos e populares.

A OSJNM também tem se firmado como importante núcleo de produção e difusão cultural, formando novos públicos, atraindo pessoas para o estudo da música e, assim, contribuindo para o enriquecimento cultural de Nova Mutum e região. O aspecto social também é um dos pilares da instituição.

MÚSICA E ARTE

Prática cultural presente em todas as civilizações e em quase todas as manifestações humanas, a música pode ser definida como a combinação de sons e silêncio encadeados no tempo. Considerada uma das formas de arte mais importantes, a música é chamada por alguns de “a língua universal”. Ela tem o poder de comunicar, expressar ideias e emoções e representar estados de espírito. É fundamental para a formação das pessoas e permeia diversos âmbitos da sociedade, além tornar a vida mais bela e interessante.

 

Veja também

“Aquarela Brasileira” encerra TEMPORADA 2017 da OJNM05/12/17 “Aquarela Brasileira” é o espetáculo que vai encerrar com ‘chave de ouro’ a TEMPORADA 2017 da Orquestra Jovem de Nova Mutum (OJNM). O concerto que marcará o encerramento do ano letivo da Escola de Música, traz grandes novidades que promete surpreender e emocionar o público, com a participação especial dos Canarinhos (coral de crianças e......
Agenda repleta de compromissos marca encerramento das atividades da OSJNM16/12/14Programação incluiu apresentações para a BRF, município de Lucas do Rio Verde e Câmara Municipal de Nova Mutum A Orquestra Sinfônica Jovem de Nova Mutum (OSJNM) encerrou o período de aulas no último dia 6, com o XI Concerto Oficial da OSJNM, porém a agenda de apresentações e compromissos segue até o dia 18 de dezembro.......

Voltar para Blog