Postado em 24 de Abril de 2014 às 18h24

OSJNM viaja para São Paulo onde fará dois concertos

Programação inclui uma homenagem a Hilda Strenger Ribeiro, no Centro Cultural São Paulo, e um evento internacional da John Deere

Orquestra Nova Mutum - MT Programação inclui uma homenagem a Hilda Strenger Ribeiro, no Centro Cultural São Paulo, e um evento internacional da John Deere Foto/legenda: D. Hilda Strenger Ribeiro e o neto Frederico Ribeiro Krakauer É...

Foto/legenda: D. Hilda Strenger Ribeiro e o neto Frederico Ribeiro Krakauer

É costume da Orquestra Sinfônica Jovem de Nova Mutum (OSJNM) prestigiar seus mantenedores e apoiadores com apresentações e concertos. Mas dessa vez a programação é mais especial ainda. Pela primeira vez a OSJNM se apresentará fora do Estado de Mato Grosso. A Orquestra embarcou hoje (24) com destino ao Estado de São Paulo, onde fará dois concertos, um na cidade de Indaiatuba, nesta sexta-feira, e outro na capital, no domingo.

Os mantenedores envolvidos nas apresentações são a Agro Baggio John Deere/Fundação John Deere e o Grupo Mutum/Hilda Strenger Ribeiro, que estão patrocinando as apresentações, arcando com as despesas da viagem.

A apresentação em Indaiatuba será em um evento internacional da John Deere, com presença de diretores da empresa, colaboradores e familiares. Já na capital paulista a OSJNM fará um concerto de aproximadamente 90 minutos, no Centro Cultural São Paulo, Sala Adoniran Barbosa, especialmente para a D. Hilda Strenger Ribeiro, acionistas do Grupo Ribeiro Participações (GRP), do qual faz parte o Grupo Mutum, e convidados.

HOMENAGEM – No domingo, a apresentação será marcada pela emoção. Pela primeira vez, D. Hilda Strenger Ribeiro assistirá a OSJNM. Com mais de 80 anos de idade e impossibilitada de viajar grandes distâncias, D. Hilda só conhece a orquestra que ajudou a idealizar através dos DVDs, revistas e imprensa. Ainda nos anos 1990, D. Hilda, esposa do colonizador de Nova Mutum, José Aparecido Ribeiro (in memorian), alimentou o sonho de um dia existir em Nova Mutum um projeto social musical com crianças. O sonho realizou-se em 2009, com a mobilização da sociedade, e desde o início D. Hilda colabora financeiramente com a manutenção da instituição. A construção da sala de ensaios gerais do prédio da OSJNM foi doada por ela e por isso leva o nome da benfeitora, que é uma espécie de madrinha da orquestra.

Sob regência dos maestros Edmar Nascimento – coordenador geral da OSJNM – e Murilo Alves – coordenador pedagógico e presidente do Instituto Ciranda, parceiro educacional da OSJNM – um grupo de 60 músicos está a caminho de São Paulo. São 35 músicos de Nova Mutum, alunos/integrantes da OSJNM, e 25 músicos de Cuiabá, integrantes da Orquestra Jovem de Mato Grosso (OJMT), mantida pelo Ciranda, que nesta ocasião especial reforçam a orquestra mutuense.

As apresentações serão acompanhadas por diretores da Associação Cultural e Social de Nova Mutum, mantenedora da OSJNM. Estão confirmados o presidente da Associação, Luiz Divino da Silva, que é gerente do Grupo Mutum, e o vice-presidente da Associação, Adailton Nogueira, que é gerente da Agro Baggio John Deere.

“A expectativa para essas apresentações é muito grande. A orquestra vai ganhar uma importante projeção nacional, e vai ser uma grande emoção, tanto para as crianças como para a D. Hilda. O apreço e carinho que nossos mantenedores têm pelas crianças é recíproco. Nós vemos a cada encontro que as crianças manifestam com bastente espontaneidade o seu reconhecimento e gratidão para com as pessoas que acreditam na instituição”, comenta Luiz Divino.

Durante toda a viagem, os jovens músicos estão sendo acompanhados pela equipe de colaboradores das instituições, incluindo a coordenadora administrativa da OSJNM e assistente social Diovana Azeredo.

Além do patrocínio da Agro Baggio John Deere e Grupo Mutum, a apresentação de domingo conta com apoio da Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria de Cultura, e do Centro Cultural São Paulo.

_______________________________________
Assessoria de Imprensa - OSJNM
Agência Folk – Comunicação Integrada
Tiago Franz – Jornalista 3621SC

Veja também

Voltar para Blog