Postado em 27 de Janeiro às 10h34

Escola de Música de Nova Mutum está com matrículas abertas: inscrições vão até o dia 31 de janeiro

Ponto de Cultura

Assessoria de Comunicação

A Escola de Música de Nova Mutum está com inscrições abertas para o ano letivo de 2020. As matrículas para novos alunos acontecem até o dia 31 de janeiro, e as aulas estão previstas para começar no dia 03 de fevereiro.

Para as matrículas os documentos necessários são: RG, CPF do aluno matriculado. Comprovante de endereço dos pais, que conste a quadra e lote da moradia. As inscrições e aulas são gratuitas e os instrumentos doados as crianças são de responsabilidades da instituição e devem ser devolvidos no término de cada ano.


Muitas vagas foram abertas e devem ser preenchidas nos próximos dias, são elas: 04 vagas para viola clássica; 05 vagas para violoncelo; 06 vagas para contrabaixo; 02 vagas para clarinete; 02 vagas para saxofone (instrumentos próprio); 04 vagas para trompete; 06 vagas para trombone; 11 vagas para viola caipira; 40 vagas para coral adulto; 20 vagas para coral juvenil; 20 vagas para musicalização em coral; 05 vagas para musicalização em percussão e 05 vagas para musicalização em flauta doce.


"Os alunos inscritos em qualquer uma dessas modalidades passarão por uma seletiva. Eles farão um teste de audição para que nós tenhamos um retorno de seu conhecimento prévio sobre o instrumento escolhido, para então, se estiver tudo ok, ele comece com as aulas", destacou Karoline Knorst, professora e auxiliar de coordenação.

Para este ano o Ponto de Cultura dividirá as aulas em tempo semestral. Em cada final de semestre os alunos passarão por avaliação, para saber seu desempenho ao longo dos seis meses proposto pela instituição. "Durante o semestre o aluno é avaliado em três critérios: habilidade conceitual, habilidade procedimental e habilidade atitudinal. Ao final do ciclo semestral avaliamos todas essas habilidades junto com o responsável do aluno. A avaliação dele é uma confirmação dos conceitos estudados tanto pra si quanto para o pai", finalizou Karoline Knorst.


Postado em 20 de Janeiro às 09h31

Escola de Música inicia suas atividades com o pé direito


A Escola de Música de Nova Mutum, deu inicio hoje, 20 de janeiro, as suas atividades anuais. Os professores e equipe administrativa foram recepcionados com o delicioso café da manhã, oferecido pelo Super Saito Supermercado.


Estamos dando inicio a um novo ano e começamos bem. Quero em nome de toda a equipe agradecer pelo Super Saito Supermercado por esse café da manhã, começamos a segunda com o pé direito e prontos para começar nossos aten


Durante a manhã desta segunda-feira toda a equipe da Escola de Música participará de reuniões para melhor atendimento durante o ano. ?Vamos nos reunir hoje, e faremos treinamentos durante toda a semana, queremos atingir nossa meta este ano, e para isso precisamos nos preparar?, ressaltou Edmar.
Para informações de matrículas e rematrículas ligue: (65) 3308-3667.

Ascom Orquestra


Postado em 23 de Setembro de 2019 às 17h03

Funarte divulga agenda de ações dos Painéis, das Pré-Bienais de Bandas de Música e do II Simpósio Funarte-UFRJ de Bandas

Atividades serão realizadas entre os meses de setembro e novembro, nos estados do Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e A

Orquestra Nova Mutum - MT Atividades serão realizadas entre os meses de setembro e novembro, nos estados do Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e A A Fundação Nacional de Artes – Funarte,...

A Fundação Nacional de Artes – Funarte, por meio do seu Centro da Música, divulga o cronograma de atividades dos Painéis, Pré-Bienais de Bandas de Música e do II Simpósio Funarte-UFRJ de Bandas, em 2019, entre os meses de setembro e novembro. A primeira cidade a receber a ação será Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, dia 5 de setembro, com a realização da primeira Pré-Bienal. Depois vem Jaguaribe, no Ceará, dando início aos Painéis, de 27 a 29 de setembro. O Rio de Janeiro vai sediar o II Simpósio Funarte-UFRJ de Bandas, de 18 a 21 de novembro. Todas as atividades são gratuitas. As inscrições são presenciais ou on-line.

No programa de ensino dos Painéis Funarte de Bandas de Música, os participantes vão receber aulas de instrumentos, prática de conjunto, arranjos musicais, regência, manutenção básica e reparo de instrumentos de sopro. Já nas Pré-Bienais Funarte de Bandas de Música são realizados encontros regionais com a participação de regentes, compositores, arranjadores e apoiadores do movimento. O objetivo do programa é tornar a banda de música um importante fator de transformação social e cultural.

Os Painéis Funarte de Bandas de Música são cursos intensivos de capacitação para regentes e instrumentistas de sopro e de percussão, provenientes das tradicionais bandas de música. A proposta dos Painéis é atuar no desenvolvimento e aprimoramento das atividades de educação musical e artísticas de uma banda.

As cidades que vão receber a programação do projeto são: Jaguaribe, no Ceará (CE), em setembro; São Luís, no Maranhão (MA) e Nova Mutum, em Mato Grosso (MT), em outubro; e Rio de Janeiro (RJ), em novembro. As atividades ministradas no Rio de Janeiro acontecem dentro do II Simpósio Funarte-UFRJ de Bandas, que será realizado de 18 a 21 de novembro, na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

As Pré-Bienais têm o objetivo de estimular o fortalecimento de uma rede de comunicação entre as diversas ações que estão sendo realizadas pelo Brasil afora em prol das bandas de música. O intuito do programa é estimular a troca de experiências das iniciativas de sucesso, objetivando o compartilhamento de conhecimento das diferentes realidades das regiões do país.

A programação seguirá esse cronograma: Porto Alegre (RS), dia 5, e Jaguaribe (CE), 26 de setembro; São Luís (MA), dia 3, e Nova Mutum (MT), 10 de outubro; Mogi das Cruzes (SP), dia 8, Rio de Janeiro, dia 20, e Manaus (AM), dias 29 e 30 de novembro.

Sobre as inscrições

As inscrições para os Painéis Funarte de Bandas de Música podem ser realizadas através do link (acesse aqui a ficha de inscrição)

Os formulários devem ser encaminhados pelos Correios ou via e-mail para os responsáveis pelas inscrições, em cada local estabelecido para a realização dos cursos. Em alguns casos, as inscrições podem ser feitas através do link disponibilizado por cada polo. Já as inscrições para participar das Pré-Bienais Funarte de Bandas de Música e do Simpósio Funarte-UFRJ de Bandas vão ocorrer somente em formato on-line.

Veja a relação dos locais, datas, e cursos (com a quantidade de vagas) oferecidos pelos Painéis Funarte de Bandas de Música 2019:

Jaguaribe (CE), de 27 a 29 de setembro

Cursos oferecidos: Instrumentação/Arranjos Musicais (30 vagas); Bombardino/Tuba (30); Clarineta (30); Saxofone (30); Trompete (30); Trombone (30), Regência (45) e Percussão (30)

Local de Inscrição:
Secretaria Municipal de Educação e Cultura – Jaguaribe/CE
Endereço: Avenida 8 de Novembro, 767 – Centro, Jaguaribe – Ceará (CE)
Responsável pelas inscrições: Jaqueline Leite
Inscrições on-line: https://mapacultural.secult.ce.gov.br/oportunidade/1475/
Tel.: (88) 3522-1373



São Luís (MA), de 4 a 6 de outubro

Cursos oferecidos: Instrumentação/Arranjos Musicais (30 vagas); Bombardino/Tuba (30); Clarineta (30); Saxofone (30); Trompete (30); Trombone (30), Regência (45) e Percussão (30)

Local de Inscrição:
Escola de Música do Estado do Maranhão – Lilah Lisboa de Araújo
Rua da Estrela, 363, Praia Grande, Centro – São Luís, Maranhão (MA)
Responsável pelas inscrições: Prof. Jairo Moraes
Inscrições on-line: http://www.cultura.ma.gov.br/emem/
Tel.: (98) 98193-5981



Nova Mutum (MT), de 11 a 13 de outubro

Cursos oferecidos: Instrumentação/Arranjos Musicais (30 vagas); Bombardino/Tuba (30); Clarineta (30); Saxofone (30); Trompete (30); Trombone (30), Regência (45) e Percussão (30)

Local de Inscrição:
Escola de Música de Nova Mutum
Av. Mutum, 712N – Centro, Nova Mutum, Mato Grosso (MT)
Responsável pelas inscrições: Raquel Karoline Ferreira
e-mail para inscrição: comunicação@orquestranovamutum.org.br
Tel.: (65) 3308-3667 / (65) 99801-9004



Rio de Janeiro (RJ), de 18 a 20 de novembro

Cursos oferecidos: Reparo e Manutenção de Instrumentos de Sopro (20 vagas); Repertório tradicional das bandas (30); Saxofone (30); Regência (45); Percussão (30), e mais cinco (5) workshops a serem anunciados em breve.

Local de Inscrição:
Escola de Música da UFRJ
Endereço: Rua do Passeio, 98, Lapa, Cinelândia – Rio de Janeiro (RJ)
Responsável pelas inscrições: Setor artístico da Escola de Música da UFRJ
Inscrições on-line: www.simposiobandasufrj.com
Tel.: (21) 2240-1441


Confira os locais e as datas das Pré-Bienais Funarte de Bandas de Música:


Porto Alegre (RS) – 5 de setembro
Jaguaribe (CE) – 26 de setembro
São Luis (MA) – 3 de outubro
Nova Mutum (MT) – 10 de outubro
Mogi das Cruzes (SP) – 8 de novembro
Rio de Janeiro (RJ)- 20 de novembro
Manaus (MA) – 29 e 30 de novembro

Inscrição:
Responsável pelas inscrições: Prof. Marcelo Jardim
Inscrições on-line: www.simposiobandasufrj.com
Dúvidas e informações: festivais@musica.ufrj.br



II Simpósio Funarte – UFRJ de Bandas de Música, de 18 a 21 de novembro

Inscrição:
Escola de Música da UFRJ
Inscrições on-line: www.simposiobandasufrj.com
Dúvidas e informações: festivais@musica.ufrj.br


Saiba mais sobre os Painéis Funarte de Bandas de Música, as Pré-Bienais Funarte de Bandas de Música e o II Simpósio Funarte – UFRJ de Bandas de Música, aqui

Realização: Fundação Nacional de Artes, Centro da Música, Coordenação de Bandas de Música. Instituição vinculada ao Ministério da Cidadania.
Apoio:
Prefeitura de Jaguaribe (CE)
Escola de Música do Estado do Maranhão – Lilah Lisboa de Araújo (MA)
Associação Cultural e Social de Nova Mutum – Orquestra Jovem (MT)
Secretaria Municipal de Educação e Cultural – Nova Mutum (MT)
Escola de Música da UFRJ/PROMUS – Mestrado Profissional em Música da UFRJ (RJ)
Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (RS)
Associação Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes (SP)
Universidade do Estado do Amazonas / Escola Superior de Artes e Turismo (AM)


Postado em 12 de Junho de 2019 às 11h37

10 anos de Escola de Música de Nova Mutum – 1º Encontro Criativo

Orquestra Nova Mutum - MT O Ponto de Cultura, Escola de Música de Nova Mutum, completa neste ano dez anos de atuação em formação educacional com e pela música. Com um portfólio extenso, que vai...

O Ponto de Cultura, Escola de Música de Nova Mutum, completa neste ano dez anos de atuação em formação educacional com e pela música. Com um portfólio extenso, que vai desde o conceituado modelo de ensino ao premiado modelo de gestão, a instituição promove, em celebração, o primeiro Encontro de agentes culturais em torno da música na região.

Denominado 1º Encontro CRIATIVO DE NOVA MUTUM – MÙSICA Empreendedorismo, formação e fruição, o momento reunirá representantes nas áreas criativas da música do estado e país, para uma troca de experiências sobre empreendedorismo, formação artística e fruição.

O evento, de 28 de junho a 03 de julho de 2019 visa conectar o debate teórico com as práticas do mercado atual, fomentando reflexões sobre tendências contemporâneas, promovendo a qualificação de profissionais da música e fortalecendo as redes de cooperação na qual a Escola de Música hoje é referência – Inclusive sendo ponto de turismo tecnológico pelo SEBRAE MT.

O encontro é todo gratuito e reunirá artistas, produtores, gestores e pesquisadores dos setores criativos da música, além de representantes de organizações públicas, privadas e da sociedade civil. A programação está focada em discussões conceituais e empíricas sobre a dimensão do setor produtivo da música, formação de pessoas em eixos de desenvolvimento de habilidades à pedagogos, professores de música, instrumentistas, além da formação em regência e prática instrumental em cordas friccionadas e sopros.

No aspecto artístico, terá a presença ilustre do compositor alemão radicado no Brasil, maestro Ernest Mahle. Mahle nasceu em Stuttgart, Alemanha, em 1929, mas é brasileiro naturalizado desde 1962. Foi aluno de composição de Johann Nepomuck David, na Alemanha, de Hans Joachim Koellreutter, no Brasil. Estudou no Conservatório Dramático Musical de São Paulo e frequentou cursos internacionais de férias em Lucerna, na Suíça, Darmstdat, Alemanha, e Salzburgo, na Áustria, onde foi aluno de Olivier Messiaen, Wolfgang Fortner e Ernest Krenek. Estudou também regência com L. von Matacic, Rafael Kubelik e Mueller-Kray. Em 1953, foi um dos fundadores da Escola de Música de Piracicaba, onde exerceu, durante 50 anos, as funções de diretor artístico, professor e maestro dos vários conjuntos da entidade: coro, orquestra de câmera e sinfônica. Em 1965, recebeu o título de “Cidadão Piracicabano”, por seus trabalhos em prol da educação da juventude

Para o Encontro, ministrará uma mesa redonda com a temática cultural musical, além do fato que protagonizará a regência de uma obra inédita escrita para a Escola – “O Semeador”. Com letra de Machado de Assim, a obra, em modelo de cantata, será o presente musical para as novas gerações de artistas empreendedores do estado. Além do maestro, comporão o rico quadro de palestras, oficinas e seminários, o maestro Carlos Taubaté(MT), Nathália Larangeiras (SP), Marcos Sadao (SP), Fernando Pereira (MT), Guilherme Chaves (MT), Alessandra Marangoni, entre outros...

Todos os participantes inscritos e não inscritos poderão acompanhar as apresentações de concertos, serviços, bem como as seminários, workshops e oficinas.


Tema do evento: 1º Encontro Criativo de Nova Mutum.
Local: Nova Mutum - MT
Data: 29 de junho a 03 de Julho de 2019
Público alvo: representantes de áreas criativa, professores, músicos e comunidade em geral.
Número previsto de participantes: diretos 100 participantes, indiretos 5 mil pessoas
Condições para participação:
Participantes diretos: por inscrição gratuita às formações escolhidas,
Participantes indiretos (ouvintes e espectadores de apresentações): participação livre.

Assessoria Escola de Música


Postado em 26 de Abril de 2019 às 12h06

Autometal doa recursos para ampliação da Escola de Música de Nova Mutum

Autometal doa recursos para ampliação da Escola de Música de Nova Mutum

Orquestra Nova Mutum - MT Autometal doa recursos para ampliação da Escola de Música de Nova Mutum Escola contará com piso superior e com auditório de 200 lugares A convite do diretor consultivo Luiz Divino da Silva, a Escola de...

Escola contará com piso superior e com auditório de 200 lugares

A convite do diretor consultivo Luiz Divino da Silva, a Escola de Música de Nova Mutum, recebeu a visita de Ignacio Martinez-Conde Barrasa, conselheiro efetivo e diretor da Autometal S.A.. O visitante veio de São Paulo para conhecer de perto os trabalhos realizados na instituição e que engloba o ensino da música em diversos instrumentos de orquestra.


Assim como em todos os anos, a Escola de Música de Nova Mutum participa da Lei de Incentivo Fiscal, que angaria recursos oriundos do imposto de renda de empresas e pessoas físicas, para manutenção de suas atividades.


A Autometal S.A. é parceira da escola desde o início através da Lei, e este ano não foi diferente. Assim que os diretores da instituição foram em busca de recursos e procuraram pela empresa Autometal, tiveram um retorno positivo quanto as contribuições. ?Em visita a escola foi questionado a questão do espaço, a pedido do seu Ignacio, nós fizemos um projeto de ampliação do primeiro piso, ou seja, do térreo. Nós chegamos a fazer o projeto e encaminhados. E ele só disse para deixar nas mãos dele que ele daria um jeito de ajudar?, comentou Edmar Nascimento diretor executivo da Escola.


Com o projeto em mãos, em decorrer do exercício de 2018, Ignacio conseguiu levantar recursos para a ampliação da Escola. ?Em dezembro do ano passado fomos surpreendidos com a notícia de que com o recurso teríamos condições de fazer uma construção maior do que o projeto apresentado?, destacou Edmar.


Com a pavimentação superior, a Escola contará com um prédio de 729,22 metros quadrados, comportando um número de nove salas de estudos, uma biblioteca e um auditório que comportará 200 lugares. ?Com a ampliação vamos focar na qualidade do ensino e tornar a instituição uma opção de contra turno escolar, com atendimento de segunda a sextas-feiras?, ressaltou Edmar.


Hoje, a Escola de Música de Nova Mutum, conta com 400 alunos inscritos, um quadro de 15 funcionários, coordenação pedagógica, administrativa e direção. Além de contar com 25 diretores que participam voluntariamente em reuniões mensais que discute o desenvolvimento direto da Escola.

Ascom - AnexMídia