Postado em 22 de Maio às

Um final de ano “glorioso”

Orquestra Nova Mutum - MT Novo Conteúdo 37 (09/12/2012) Foi como se o tempo se perdesse por alguns instantes. Não apenas por causa da belíssima música que soava no ambiente, mas pelo recente passado que mexia com as...

(09/12/2012) Foi como se o tempo se perdesse por alguns instantes. Não apenas por causa da belíssima música que soava no ambiente, mas pelo recente passado que mexia com as lembranças e sonhos coletivos daquelas pessoas. Disse emocionado o Maestro Murilo Alves durante o VII Concerto Oficial da Orquestra Sinfônica Jovem de Nova Mutum (OSJNM), no último dia 8 de dezembro: “Foi aqui, neste auditório, há três anos e meio, que nós realizamos a primeira aula desta Orquestra”. Ele se referia ao auditório do Sindicato Rural de Nova Mutum, que foi palco do concerto natalino, no último sábado, e palco da aula inaugural da OSJNM, em maio de 2009. “Aquilo que a gente sonhava no início está acontecendo, e nós já estamos sonhando mais alto para o futuro. A evolução da nossa orquestra é uma feliz realidade”, completou o maestro, que é coordenador pedagógico da OSJNM e presidente do Instituto Ciranda – Música e Cidadania, de Cuiabá.

Compartilhado por todos os presentes no concerto, alunos, pais, professores e diretores, o entusiasmo do maestro Murilo não é nenhum exagero. O repertório cem por cento inédito tocado pela OSJNM no VII Concerto Oficial, mescla de temas natalinos com grandes obras universais, é surpreendente para uma orquestra de apenas três anos e meio, que tem em suas fileiras músicos extremamente jovens, em início de carreira (Veja a íntegra do repertório no final desta matéria). O público de aproximadamente 300 pessoas – auditório lotado – aplaudiu extasiado. Juntamente com a Orquestra, o Coral Infantil da OSJNM deu um toque angelical às peças e emocionou os expectadores.

A programação especial para encerramento das atividades de 2012 é uma prestação contas do resultado obtido no ano. Além do concerto oficial, o II Recital de Alunos e Professores da OSJNM, realizado na quinta-feira (06), na sede da Orquestra, compôs a programação. Aguardado com ansiedade pelos alunos da OSJNM, o recital enriquece o currículo formal dos jovens músicos que têm nele uma grande oportunidade para demonstração do talento individual”, comenta o Maestro Edmar Nascimento, coordenador geral da OSJNM. O programa foi organizado por classes de instrumentos – madeiras, metais, violinos/violas, violoncelos e percussão – e contou com obras de grandes mestres como Vivaldi, Beethoven, Mozart, Brahms, Bach e Schumann.

O presidente da Associação Cultural e Social de Nova Mutum – mantenedora da OSJNM –, Luiz Divino da Silva, explica que a Orquestra realiza dois concertos oficiais por ano, sendo que o primeiro (junho) é aberto a toda a população e tem caráter festivo, devido ao aniversário da entidade, enquanto o segundo (dezembro) é uma prestação de contas a um público mais restrito, pais, diretores e mantenedores, por conta das limitações de espaço e recursos, já que as apresentações de grande porte exigem altos investimentos com produção.

“Nós agradecemos imensamente o carinho e apoio de toda a sociedade mutuense, que muito incentiva as nossas crianças e adolescentes nessa jornada. Esperamos entusiasmados a presença de toda a comunidade mutuense no concerto festivo de junho de 2013”, acrescenta Luiz Divino. O presidente reforçou seu agradecimento às empresas e instituições que mantêm financeiramente o projeto, sem as quais o sonho não seria possível.

Repertório – VII Concerto Oficial da OSJNM – 08/12/2012

- VANGELIS - CHARIOTS OF FIRE
- NESSUN DOKMA - G. PUCCINI (ARR. KENICHI KODA)
- ATRÁS POEIRA - SÁ & GUARABIRA ( ARR. KLEBERSON CALANCA)
- OS SINOS DE NATAL ( ARR. CAMP. KIRKLAND)
- PANIS ANGELICUS
- CANTATA DE NATAL ( ARR. KLEBERSON CALANCA)
- NOITE AZUL ( ARR. KLEBERSON CALANCA)
- BATUQUE - OSCAR LORENZO FERNANDEZ

 

_________________________________________
Assessoria de Imprensa - OSJNM
Agência Folk – Comunicação Integrada
Tiago Franz – Jornalista 3621SC

Veja também

Orquestra Sinfônica Jovem contará com novo professor de violoncelo23/03/15 A partir desta terça-feira, 24, a Orquestra Sinfônica Jovem de Nova Mutum, passa a contar com o musicista e violoncelista, Luiz Hernane. Nascido em Alto Araguaia, região Sul de Mato Grosso, Hernane deu início aos estudos musicais em piano na cidade de Rondonópolis. Já em Tatuí, interior de São Paulo, começou a tocar violoncelo com João Del......
Orquestra participa de ‘Sarau’ na comunidade Ranchão13/04/15 A escola Estadual, da comunidade Ranchão, realizou o 1º Sarau 2015. Cada aluno, em contra turno escolar, participa do projeto “Mais Educação”, que tem como objetivo apresentar aulas diferenciadas, como pintura em tela, em......

Voltar para Blog