Postado em 02 de Outubro de 2014 às 11h42

História da OSJNM vai ser contada nos cinemas

A Orquestra Sinfônica Jovem de Nova Mutum (OSJNM) vai virar filme de cinema. O longa será produzido pela DGT Filmes, empresa do ramo com sede em São Paulo-SP, que já está com uma equipe em Nova Mutum iniciando a produção que será em estilo documentário.

A ideia partiu dos próprios produtores que acompanharam uma apresentação feita pela OSJNM em São Paulo. O concerto que aconteceu no dia 27 de abril deste ano no Centro Cultural São Paulo, sala Adoniran Barbosa, foi realizado em homenagem a idealizadora da Instituição, Hilda Stranger Ribeiro. “Recebi o convite para a apresentação e fui. Logo no início senti a emoção transmitida pelos alunos através das notas musicais e chorei durante a apresentação. Ali me veio o primeiro pensamento sobre registrar essa história. Afinal é impressionante o ritmo que essa Orquestra tem mesmo com seu pouco tempo de existência e os patamares que ela já conquistou”, diz Toni Nogueira, diretor de fotografia e produtor.

Toni, acompanhado pelo roteirista e diretor Sérgio Gagliardi, passou parte da semana em Nova Mutum. Ambos já iniciaram os primeiros trabalhos de produção do filme. Segundo eles, no momento é impossível se afirmar qual linha as filmagens seguirão. “Iremos contar a história, mais ainda não temos exatidão, pois o documentário vai se auto fabricando conforme sua produção. Posso afirmar que os jovens músicos serão o ponto central, suas vidas e dificuldades para estudar e o reflexo do trabalho da Orquestra em suas vidas e na vida desta cidade”, diz Toni.

O longa será rodado em Nova Mutum utilizando personagens reais que já começaram a ser escolhidos. A dupla está visitando os alunos, conhecendo um pouco de suas vidas e estudando ainda a logística da cidade para definir as locações de gravação.

“Não temos uma receita de como fazer. Tenho certeza que seremos surpreendidos durante o processo de produção e gravação. Já conhecemos ótimos personagens, de histórias fortes e muito emocionantes e isso vai ajudar a compor o roteiro que dever contar a história da Orquestra passando pela vida destes personagens. Já a fotografia do filme irá se apropriar do cenário de cerrado e das marcas do agronegócio, entre outros aspectos”.

“Ficamos lisonjeados em saber que nossa história será eternizada nesta sétima arte. Temos uma boa e vitoriosa história pra contar. Eles estão dispostos a fazer o filme. Assim tornaremos estes jovens músicos em artistas de cinema, levando assim o nome da Orquestra e da cidade para todo o mundo”, diz Luiz Divino da Silva, presidente da Associação Cultural e Social de Nova Mutum, instituição responsável pela OSJNM.

Esta é a primeira visita da dupla que deve retornar mais vezes antes de iniciar as gravações. Ainda não há previsão de quando o filme começa a ser rodado.

_______________________________________
Assessoria de Imprensa - OSJNM
Agência Folk – Comunicação Integrada
Tiago Franz – Jornalista 3621SC
Com: Diego Weber

Veja também

Concerto de Percussão envolve público e comprova eficiência do trabalho pedagógico da Escola de Música09/11/18 Com a casa lotada, o Concerto de Percussão realizado na noite de ontem (8), na Sala Hilda Estrenger Ribeiro, encerrou as apresentações por núcleo da Escola de Música, com um dos concertos mais empolgantes da temporada, marcando a noite com um espetáculo do barulho. Os pequenos percussionistas da turma de musicalização deram um show com a batida......

Voltar para Blog