A Escola

          A Escola de Música de Nova Mutum ou Orquestra Jovem de Nova Mutum (OJNM) é um projeto social e cultural que atende mais de 400 crianças, adolescentes e jovens, a partir dos 6 anos de idade.

          Oferece gratuitamente o ensino de diversos instrumentos de orquestra sinfônica, além de viola caipira, flauta doce, musicalização e coral. Realiza concertos e apresentações para a comunidade com a Orquestra Jovem (OJNM), Orquestra Infantojuvenil (OIJ), Orquestra de Sopros, Orquestra de Cordas, Orquestra de Percussão, Orquestra de Viola Caipira e Núcleo de Vozes.

          A Escola de Música de Nova Mutum é mantida pela Associação Cultural e Social de Nova Mutum, uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, de utilidade pública municipal e estadual, fundada em maio de 2009. É gerida por uma diretoria voluntária, composta por 25 pessoas da comunidade mutuense, eleita bienalmente e conta com uma equipe de 17 funcionários. 

A associação está inscrita nos seguintes órgãos:

  • Conselho Municipal da Criança e Adolescente;
  • Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA).

Amigos da Orquestra

Somos uma associação sem fins lucrativos e de utilidade pública municipal e estadual, mantemos o projeto através de parcerias e doações.

Atendimento e Serviços

A OJNM tem matriculados atualmente 350 alunos e oferece 380 atendimentos. As atividades são oferecidas de forma continuada, gratuita e no contraturno escolar.

Os alunos são distribuídos nas oficinas de coro infantil, flauta doce, flauta transversal, oboé, clarinete, saxofone, fagote, trompa, trompete, trombone, tuba, percussão, violino, viola sinfônica, violoncelo, contrabaixo, viola caipira e musicalização.

Cada aluno recebe todo o material didático com métodos, cadernos e partituras, bem como uniforme, instrumento musical e aulas regulares com professores formados em grandes instituições de ensino do Brasil e exterior.

Atendimento e Serviços
Objetivos

Objetivos

  • Ofertar gratuitamente o ensino dos diversos instrumentos de orquestra a crianças e adolescentes do município de Nova Mutum-MT;
  • Promover os valores da cultura de paz e exercício da cidadania;
  • Oferecer gratuitamente, à comunidade, concertos e apresentações, enriquecendo a cultura local.

Justificativa

Tem-se na música uma importante ferramenta de transmissão de valores da cultura de paz e outros valores universais junto às crianças e adolescentes, de modo a contribuir para o desenvolvimento social, de forma justa.

O estímulo do desenvolvimento sensorial e intelectual através da música promove o desempenho pessoal e social dos indivíduos.

Pesquisa junto às famílias e escolas dos alunos atendidos pelo projeto verificou um impacto qualitativo com expressiva melhora no rendimento escolar, no envolvimento com as atividades propostas pela escola regular e no comportamento/socialização dentro da família e do ambiente escolar.

Justificativa
Aguarde..