Postado em 17 de Outubro de 2018 às 11h57

Instituto Ciranda: Música e Cidadania Concerto Série Amazônia nesta quinta na Escola de Música

Eventos (167)Institucional (175)Apresentações (164)Visitas (159)
Orquestra Nova Mutum - MT O duo ClariAr realizará sua primeira apresentação na cidade de Nova Mutum. Este concerto faz parte da Série Amazônia da Temporada Artística do Instituto Ciranda. A série...

O duo ClariAr realizará sua primeira apresentação na cidade de Nova Mutum. Este concerto faz parte da Série Amazônia da Temporada Artística do Instituto Ciranda. A série Amazônia tem como objetivo incentivar a música de câmara em Mato Grosso, na interpretação de grupos camerísticos do Instituto Ciranda e de grupos convidados. Em parceria com a Escola de Música de Nova Mutum, este concerto contará com peças de importantes compositores no cenário musical erudito, como Camille Saint Saens e Igor Stravinsky. O duo ClariAr será realizado nesta quinta-feira (18/10), na Sede da Escola de Música de Nova Mutum, às 19h. 

ClariAr

O grupo ClariAr, possui formação flexível tendo sempre como base a presença da Clarineta como instrumento condutor de cada programa apresentado. Com diversos concertos realizados utilizando a formação quarteto de clarinetas, o ClariAr recebeu por duas vezes o Prêmio Funarte de Música Brasileira, realizando grande número de concertos em cidades de Mato Grosso como Cuiabá, Rondonópolis e Sinop. Na Temporada Artística 2018 do Instituto Ciranda, o ClariAr se apresenta na Série Amazônia como duo de clarineta e piano e tem nesta formação o pianista Bruno Pfefferkorn e a clarinetista Jessica Gubert, também idealizadora e diretora artística do grupo. Jessica é de Mato Grosso e Bruno de São Paulo, se conheceram em programas de música da Universidade de São Paulo, realizando vários recitais desde então.

Em 2017 se apresentaram no Teatro do Sesc Rondonópolis e Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso, na ocasião, Jessica como recém vencedora do I Concurso Solistas de Mato Grosso, promovido pelo Departamento de Música da UFMT. Primordialmente, o grupo dedica-se a pesquisar e apresentar o repertório criado para clarineta e piano, clarineta solo e clarineta nas realizações musicais camerísticas e sinfônicas.

Sobre o Instituto Ciranda

O Instituto Ciranda – Música e Cidadania é uma associação civil sem fins lucrativos, reconhecida como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça, criada para desenvolver ações nas áreas da educação e cultura, utilizando a música como ferramenta de cidadania. Com sua sede localizada em Cuiabá, capital do estado de Mato Grosso, também possui polos nas cidades de Várzea Grande, João Carro e Água Fria, em Chapada dos Guimarães, Rondonópolis, Campo Verde e Poconé. No total, o Instituto Ciranda atende atualmente cerca de 1500 crianças e jovens oriundos de diversas classes sociais e regiões de cada cidade. O principal requisito para participação no projeto é estar frequentando a escola regularmente e ter disponibilidade de tempo para se dedicar a música.

REPERTÓRIO

ClariAr
Jessica Gubert | Clarineta
Bruno Pfefferkorn | Piano

Camille Saint-Saens (1835 - 1921)
- Sonata para clarineta e piano Op. 167
I – Allegretto
II – Allegro animato
III – Molto allegro

Igor Stravinsky (1882 - 1971)
- Três peças clarinete solo

Witold Lutoslawski (1913 - 1994)
- Dance Preludes
1. Allegro molto
2. Andantino
3. Allegro giocoso
4. Andante
5. Allegro molto


Veja também

Ponto de Cultura Escola de Música de Nova Mutum recebe doações da Orquestra do Estado31/07/18 O projeto social, Ponto de Cultura Escola de Música de Nova Mutum, recebeu doações da Orquestra do Estado de Mato Grosso que vão contribuir para o melhor desenvolvimento das atividades pedagógicas e consequentemente nas apresentações e concertos da Orquestra Jovem de Nova Mutum (OJNM). Entre as doações estão um contrabaixo de série......

Voltar para Blog