Por Orquestra Nova Mutum em 25/02/2022
10 anos de Escola de Música de Nova Mutum – 1º Encontro Criativo

O Ponto de Cultura, Escola de Música de Nova Mutum, completa neste ano dez anos de atuação em formação educacional com e pela música. Com um portfólio extenso, que vai desde o conceituado modelo de ensino ao premiado modelo de gestão, a instituição promove, em celebração, o primeiro Encontro de agentes culturais em torno da música na região.

Denominado 1º Encontro CRIATIVO DE NOVA MUTUM – MÙSICA Empreendedorismo, formação e fruição, o momento reunirá representantes nas áreas criativas da música do estado e país, para uma troca de experiências sobre empreendedorismo, formação artística e fruição.

O evento, de 28 de junho a 03 de julho de 2019 visa conectar o debate teórico com as práticas do mercado atual, fomentando reflexões sobre tendências contemporâneas, promovendo a qualificação de profissionais da música e fortalecendo as redes de cooperação na qual a Escola de Música hoje é referência – Inclusive sendo ponto de turismo tecnológico pelo SEBRAE MT.

O encontro é todo gratuito e reunirá artistas, produtores, gestores e pesquisadores dos setores criativos da música, além de representantes de organizações públicas, privadas e da sociedade civil. A programação está focada em discussões conceituais e empíricas sobre a dimensão do setor produtivo da música, formação de pessoas em eixos de desenvolvimento de habilidades à pedagogos, professores de música, instrumentistas, além da formação em regência e prática instrumental em cordas friccionadas e sopros.

No aspecto artístico, terá a presença ilustre do compositor alemão radicado no Brasil, maestro Ernest Mahle. Mahle nasceu em Stuttgart, Alemanha, em 1929, mas é brasileiro naturalizado desde 1962. Foi aluno de composição de Johann Nepomuck David, na Alemanha, de Hans Joachim Koellreutter, no Brasil. Estudou no Conservatório Dramático Musical de São Paulo e frequentou cursos internacionais de férias em Lucerna, na Suíça, Darmstdat, Alemanha, e Salzburgo, na Áustria, onde foi aluno de Olivier Messiaen, Wolfgang Fortner e Ernest Krenek. Estudou também regência com L. von Matacic, Rafael Kubelik e Mueller-Kray. Em 1953, foi um dos fundadores da Escola de Música de Piracicaba, onde exerceu, durante 50 anos, as funções de diretor artístico, professor e maestro dos vários conjuntos da entidade: coro, orquestra de câmera e sinfônica. Em 1965, recebeu o título de “Cidadão Piracicabano”, por seus trabalhos em prol da educação da juventude

Para o Encontro, ministrará uma mesa redonda com a temática cultural musical, além do fato que protagonizará a regência de uma obra inédita escrita para a Escola – “O Semeador”. Com letra de Machado de Assim, a obra, em modelo de cantata, será o presente musical para as novas gerações de artistas empreendedores do estado. Além do maestro, comporão o rico quadro de palestras, oficinas e seminários, o maestro Carlos Taubaté(MT), Nathália Larangeiras (SP), Marcos Sadao (SP), Fernando Pereira (MT), Guilherme Chaves (MT), Alessandra Marangoni, entre outros...

Todos os participantes inscritos e não inscritos poderão acompanhar as apresentações de concertos, serviços, bem como as seminários, workshops e oficinas.


Tema do evento: 1º Encontro Criativo de Nova Mutum.
Local: Nova Mutum - MT
Data: 29 de junho a 03 de Julho de 2019
Público alvo: representantes de áreas criativa, professores, músicos e comunidade em geral.
Número previsto de participantes: diretos 100 participantes, indiretos 5 mil pessoas
Condições para participação:
Participantes diretos: por inscrição gratuita às formações escolhidas,
Participantes indiretos (ouvintes e espectadores de apresentações): participação livre.

Assessoria Escola de Música

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..