Por Rio7 Agência / Orquestra Jovem em 24/11/2023
A história da viola caipira

A viola caipira é um dos instrumentos musicais mais importantes da cultura brasileira. Ela é um símbolo da música sertaneja, que é um dos gêneros musicais mais populares do país.

A história da viola caipira é longa e complexa. Ela remonta ao período colonial, quando os portugueses trouxeram para o Brasil a viola europeia. Essa viola era um instrumento de cordas dedilhadas, com seis cordas de tripa.

No Brasil, a viola europeia sofreu uma série de transformações. As cordas de tripa foram preservadas por cordas de aço, o corpo do instrumento foi modificado para se adaptar aos climas e solos brasileiros, e novos estilos musicais foram desenvolvidos para serem tocados com a viola.

Ao longo do século XIX, a viola caipira se tornou um instrumento popular nas regiões rurais do Brasil. Ela era usada para tocar músicas tradicionais, como modas de viola, toadas e cateretês.

No início do século XX, a viola caipira começou a se popularizar nas cidades. Ela foi usada por artistas como Tião Carreiro e Pardinho, que ajudaram a popularizar a música sertaneja.

Na década de 1960, a música sertaneja passou por uma renovação. Novos artistas, como Tonico e Tinoco, começaram a usar a viola caipira para tocar músicas com letras mais românticas e urbanas.

A partir da década de 1970, a música sertaneja se tornou um dos gêneros musicais mais populares do Brasil. A viola caipira continua a ser um instrumento importante nesse gênero, sendo usada por artistas como Milionário e José Rico, Chitãozinho e Xororó e Zezé Di Camargo e Luciano.

A viola caipira é um instrumento versátil que pode ser usado para tocar uma variedade de estilos musicais. Ela é um símbolo da cultura brasileira e um instrumento importante para a música sertaneja.

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..