Por Rio7 Agência / Orquestra Jovem em 11/05/2023
A importância da música na melhor idade

(FOTO: INTERNET)

          A música tem um papel fundamental na vida das pessoas em todas as fases da vida, e na velhice não é diferente. Na terceira idade, a música pode trazer inúmeros benefícios físicos e mentais, contribuindo para o bem-estar, a qualidade de vida e a saúde dos idosos.

          A música pode ajudar a melhorar a memória e a cognição, o que é especialmente importante para a população idosa, que pode sofrer com problemas de perda de memória e demência. Além disso, a música pode ajudar a reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão, problemas que são comuns nessa fase da vida.

          Ainda, a música pode ser uma forma de socialização e de integração do idoso com a comunidade, já que há diversos grupos musicais e corais de terceira idade que se encontram regularmente para ensaios e apresentações. Dessa forma, a música pode ajudar a criar novas amizades e a aumentar o senso de comunidade e pertencimento.

          Outro aspecto importante da música na velhice é a sua capacidade de trazer sentimentos nostálgicos e saudosos, fazendo com que os idosos se lembrem de experiências e momentos especiais da sua vida. Isso pode ajudar a melhorar o humor e a autoestima, tornando a vida na terceira idade mais agradável e significativa.

          Por todos esses motivos, é importante incentivar e valorizar a participação dos idosos em atividades musicais, seja por meio de fazer aulas de canto, tocar um instrumento ou simplesmente escutar suas músicas preferidas. A música pode trazer muita alegria e benefícios importantes para a vida das pessoas na terceira idade.

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..