Por Rio7 Agência / Orquestra Jovem em 09/10/2023
Conheça a história do violão

O violão é um instrumento de cordas, com uma caixa geralmente feita de madeira, que gera uma acústica facilitando a propagação do som. Em alguns países de língua espanhola é conhecido como guitarra. A história do violão nos remete há quase 2.000 AC

Origens

As origens do violão são incertas, mas acredita-se que ele tenha se desenvolvido a partir de instrumentos semelhantes, como o alaúde árabe e a cítara romana. A alaúde árabe foi trazida para a Península Ibérica pelos muçulmanos no século VIII. No século XV, o alaúde espanhol começou a evoluir para um instrumento com seis cordas, que é o precursor do violão moderno.

Evolução

No século XVI, o violão começou a se popularizar na Europa. Ele foi usado em música popular, música clássica e música folclórica. No século XVII, o violão foi lançado no Brasil pelos portugueses. No século XVIII, o violão começou a ser usado em concertos e apresentações musicais.

O violão moderno

O violão moderno foi desenvolvido no século XIX. O luthier espanhol Antonio de Torres Jurado é considerado o "pai do violão moderno". Ele projetou um violão com um novo formato e um novo sistema de cordas que melhoraram o som do instrumento.

O violão no Brasil

O violão é um instrumento muito popular no Brasil. Ele é usado em uma variedade de gêneros musicais, como samba, choro, bossa nova e rock. No Brasil, o violão é frequentemente associado à música popular e à cultura urbana.

O violão no mundo

O violão é um instrumento popular em todo o mundo. Ele é usado em uma variedade de gêneros musicais, como música clássica, música popular e música folclórica. O violão é um instrumento versátil que pode ser usado para tocar uma variedade de estilos musicais.

Conclusão

O violão é um instrumento musical com uma longa e rica história. Ele é um instrumento versátil que pode ser usado para tocar uma variedade de estilos musicais. O violão é um instrumento popular em todo o mundo e apreciado por pessoas de todas as idades.

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..