Por Rio7 Agência / Orquestra Jovem em 23/10/2023
Música pode ajudar no desenvolvimento da linguagem

A música é uma forma de linguagem universal que pode ser utilizada para promover o desenvolvimento da linguagem em crianças de todas as idades. Ela pode ajudar a melhorar a compreensão, a expressão, a produção e a memória da linguagem.

Uma música pode ajudar no desenvolvimento da linguagem de várias maneiras, incluindo:

  • Melhora a compreensão da linguagem: As canções infantis geralmente são compostas de rimas e repetições, o que ajuda as crianças a aprender novas palavras e frases. Eles também podem ajudar as crianças a entender a estrutura da linguagem, como a ordem das palavras e a relação entre elas.
  • Estimula a expressão da linguagem: As crianças são naturalmente atraídas pela música, e cantar é uma forma divertida e natural de elas se expressarem. Cantar pode ajudar as crianças a desenvolverem a confiança em suas habilidades de fala e a se sentirem mais confortáveis ????em se comunicarem com os outros.
  • Promove a produção da linguagem: As canções infantis geralmente são acompanhadas de gestos e movimentos, o que pode ajudar as crianças a associar palavras e frases a ações. Isso pode ajudar a melhorar a produção da linguagem, pois as crianças aprendem a associar palavras a significados específicos.
  • Melhora a memória da linguagem: As canções infantis geralmente são simples de lembrar, pois são compostas de rimas e repetições. Isso pode ajudar as crianças a lembrarem de novas palavras e frases, o que pode ser benéfico para o aprendizado de leitura e escrita.

Aqui estão algumas dicas para usar a música para promover o desenvolvimento da linguagem:

  • Cante com seus filhos desde cedo. Ouça canções infantis e cante junto com eles.
  • Convide seus filhos a cantar e dançar. Deixe-os se expressar livremente através da música.
  • Escolha canções que sejam adequadas para a idade e o nível de desenvolvimento do seu filho.
  • Leia as letras das canções para seus filhos. Isso pode ajudá-los a aprender novas palavras e frases.
  • Use uma música para ensinar conceitos e habilidades. Por exemplo, você pode usar canções para ensinar as cores, os números ou as formas.

A música é uma ferramenta poderosa que pode ser usada para promover o desenvolvimento da linguagem em crianças de todas as idades. Com um pouco de criatividade e dedicação, você pode ajudar seus filhos a aprender e crescer através da música.

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..