Por Orquestra em 18/05/2022
Orquestra participa de ato de conscientização ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Soltura de balões foi marcada pela interpretação da música ‘Linda Juventude’

O dia 18 de maio é marcado pela Conscientização e Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e, em alusão à causa, a Prefeitura de Nova Mutum realizou um ato cívico simbólico para o movimento, que contou com a participação da Orquestra Jovem de Nova Mutum.

Além do tradicional hino nacional, os jovens músicos interpretaram a música “Linda Juventude” no momento da soltura de balões, no Paço Municipal. A participação desta semana teve tom de consciência: a Campanha Maio Laranja, que fala justamente sobre o combate ao abuso e à exploração sexual infantil no Brasil.

A data faz referência à memória da menina capixaba Araceli Crespo, de apenas oito anos, que foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta no ano de 1973.

De acordo com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), a violência sexual de crianças e adolescentes pode ocorrer em várias idades (incluindo bebês). O abuso sexual se configura quando a criança é utilizada por adulto, ou até um adolescente, para praticar algum ato de natureza sexual.

A Casa Civil, por meio do Governo Federal, aponta que a exploração sexual é quando eles são usados com propósito de troca ou de obter lucro financeiro ou de outra natureza em turismo sexual, tráfico, pornografia, ou também em rede de prostituição.

Segundo as estatísticas do Painel de Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH/MMFDH), somente em 2022, até o dia 13 de maio, foram contabilizados 53,8 mil registros de denúncias de violência contra crianças e adolescentes. Destas, 7,1 mil são de violência sexual. Os números revelam ainda que a maioria das violações ocorrem na casa onde residem a vítima e o suspeito (28,4 mil).

Denúncias pelo Disque 100

A central recebe denúncias de abuso e exploração contra crianças e adolescentes diariamente, 24h, inclusive nos finais de semana e feriados.

As denúncias são anônimas e podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita para o número 100, pelo whatsapp: (61) 99656-5008, ou pelo aplicativo Direitos Humanos Brasil, onde o cidadão com deficiência encontra recursos de acessibilidade para denunciar.

 

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..