Por Rio7 Agência / Orquestra Jovem em 10/03/2023
Ritmos do Brasil

(FOTO: REPRODUÇÃO INTERNET)

          O Brasil é um país muito diverso musicalmente. Entre os principais ritmos musicais, podemos destacar:

1. Samba
2. Bossa Nova
3. Forró
4. Frevo
5. Maracatu
6. Axé
7. Pagode
8. MPB (Música Popular Brasileira)
9. Funk carioca
10. Sertanejo

Vamos conhecer mais sobre alguns deles?

FREVO

          O frevo é um ritmo musical e uma dança típica do carnaval de Pernambuco, estado brasileiro situado na região Nordeste do país. Originado no Recife, capital pernambucana, o frevo é uma das principais expressões culturais do Brasil, tendo sido considerado Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2012. O frevo é um ritmo acelerado e animado, com influências musicais de polca, maxixe e marchinha. É tocado por uma orquestra formada por instrumentos de sopro, percussão e cordas, que executam melodias vibrantes e contagiantes. Os passos da dança do frevo são igualmente enérgicos e vigorosos, envolvendo movimentos rápidos e malabarismos com os guarda-chuvas, que os foliões utilizam como símbolo da festa.

SAMBA

          O samba é um dos ritmos mais populares e emblemáticos do Brasil. Ele tem suas raízes na África, mais especificamente em Angola, onde nossos ancestrais escravos traziam consigo a rica tradição musical africana. O samba se desenvolveu no Brasil ao longo dos anos e se tornou um símbolo da cultura brasileira. Sua batida vibrante e contagiante é caracterizada por uma harmonia agradável e uma melodia muito versátil. Geralmente tocado por uma bateria com diversos instrumentos, como tamborins, cuícas, surdos, pandeiros e tantãs, o samba tem uma grande variedade de estilos, como o samba-enredo, o samba de roda, o samba de breque, o samba-canção, o samba-rock, o samba-reggae e muitos outros.

FORRÓ

          O forró é um ritmo musical nordestino criado no início do século XX, que se popularizou em todo o Brasil ao longo dos anos. Com influências de diversos estilos musicais, como o baião, xote, arrasta-pé e o coco, o forró é um gênero rico em ritmo e muito característico da cultura nordestina. A dança é uma parte fundamental do forró, e é comum ver as pessoas balançando e girando no salão ao som da sanfona, zabumba e triângulo. O forró é uma música alegre, que traz uma sensação de festa e celebração, e é por isso que se tornou tão popular em todo o país. Alguns dos maiores nomes do forró incluem Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Trio Nordestino e Elba Ramalho. Com o tempo, o gênero se expandiu para além das suas raízes nordestinas, e hoje em dia é possível encontrar forró em diversos estilos e fusões musicais.

Agora me conta: qual o seu ritmo preferido?

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..